Enquadramento

A plataforma "Desafios de Loulé" é uma iniciativa de jogo online promovida pela Câmara Municipal de Loulé, destinado a promover junto da comunidade escolar do concelho a consciencialização para a temática da ação climática e a partilhar conhecimento sobre o património cultural e natural de Loulé.

 

Trata-se de uma plataforma de acesso livre sujeito a registo, disponível para acesso online por computador e complementado com aplicação móvel publicada para Android e iOS.

 

A competição é destinada às Escolas, Professores e Alunos do 2º e 3º Ciclo do concelho de Loulé, podendo os jogos de tabuleiro ser dinamizados pelos Professores em ambiente de sala de aula.

 

Possibilita aos alunos a oportunidade de desafiar os colegas e amigos para jogar Batalhas de quiz sobre questões ambientais e sobre Loulé, a partir da plataforma online ou da aplicação móvel.

 

Fora do âmbito da competição, a plataforma "Desafios de Loulé" permite ainda envolver familiares e amigos dos Alunos, ou outros jogadores interessados para a realização de jogos de tabuleiro e de batalhas fora do ambiente escolar.

 

Disponibiliza dois jogos de tabuleiro, sendo um baseado na adaptação do livro de Banda Desenhada de "Os Segredos de Loulé" e o outro, "O Desafio do Clima", desenvolvido em parceria com a Inframoura e dedicado à temática do combate às alterações climáticas.

 

No ano letivo de 2019/2020 estava programada a realização de duas competições de jogos de tabuleiro na plataforma "Desafios de Loulé" que iriam premiar não só os Alunos, como também os Professores e as Escolas.

 

  • Entre 20 de janeiro e 29 de fevereiro de 2020 decorreu a primeira competição de "O Desafio do Clima".

 

  • A primeira competição de "Os Segredos de Loulé", originalmente agendada para decorrer entre 18 de abril e 25 de maio de 2020, encontra-se temporariamente adiada no contexto da pandemia de Covid-19 e do estado de emergência nacional.

 

Na fundamentação desta decisão está a constatação de terem deixado de se encontrar reunidas as condições para a participação coletiva dos alunos nos jogos de tabuleiro, nomeadamente, em contexto escolar e de sala de aula. A competição será iniciada futuramente, em data ainda a anunciar, aguardando que se encontrem repostas as condições que permitam retomar o normal funcionamento desta plataforma pedagógica num contexto letivo.

 

Para mais informações consulte as Regras do Jogo.

 

Para quaisquer esclarecimentos relacionados com a plataforma "Desafios de Loulé" contactar por via eletrónica para o endereço de correio: info@desafiosdeloule.pt